quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DIETA GRACIE

Hoje em dia, existem diferentes tipos de dietas, as pessoas estão mais preocupadas com sua saúde e com o que elas consomem. Porém, nem sempre foi assim.
O mestre Carlos Gracie, sofria com fortes enxaquecas, capazes de o deixar trancado no quarto por horas, doenças na pleura e até gota. Foi então que ele decidiu seguir as palavras do filósofo Hipócrates que dizia: " Faça da alimentação o seu remédio".
Com medo de doenças letais, como a tuberculose que assolava o Rio de Janeiro na época. Durante anos, Carlos estudou muito sobre o assunto, adquirindo conhecimento suficiente para desenvolver a Dieta Gracie. As doenças ficaram para traz, e o jovem debilitado se transformou em um homem atlético.
Para comprovar a eficiência do método, Carlos Gracie, fez com que sua própria família testasse a descoberta e mostrou a todos a necessidade de escutar o corpo e oferecer a ele alimentos que serviam apenas para o seu benefício. Com o tempo, o biótipo da família foi se modificando e os descendentes do mestre cresciam cada vez mais do que os seus 1,60m e 63kg.
A Dieta Gracie consiste em não envenenar o corpo, fazendo uma combinação adequada dos alimentos. O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substância através da combinação certa, a partir de um cardápio variado e saboroso. 
A combinação idealizada pelo mestre Carlos é global e trata-se de não misturar os:


  • Cereais entre si
  • Gordura com açúcar
  • Alimentos ácidos com nenhum outro tipo
O indicado é fazer as refeições com intervalos de, no mínimo, quatro horas, voltando a se alimentar somente quando o estômago estiver vazio novamente.
Além disso, o mestre complementava a dieta com chás, usando o que é oferecido pela natureza para curar os males do homem. O faixa-coral Carlos Gracie Jr diz que, " o nosso corpo é uma máquina cujo óleo é o sangue", se o sangue estiver puro a máquina trabalha bem.
As frutas também tem papel fundamental na alimentação. Para a família Gracie as frutas correspondiam a 50% do seu regime nutricional, diferente das outras pessoas que na época, consideravam esse alimento apenas uma sobremesa.
Um dos maiores adeptos da Dieta foi o Mestre Hélio que era uma criança frágil e doente. Com a dieta, ele passou a esbanjar saúde até seu falecimento.
Carlos Gracie, percebeu a importância de tirar a carne vermelha antes das lutas do seu irmão Hélio. Prova disso é que, em 1955, Hélio que na época já estava com 42 anos , lutou com Waldemar Santana que tinha 23 anos, durante 3h40min sem para. 
A filha do mestre Carlos, Reula, diz que seu pai antecipou várias das hoje propagadas descobertas científicas, como o papel benéfico do caroteno, substância encontrada no mamão e na cenoura, o conceito de radicais livres e a medicina ortomolecular. Isso sem falar no seu pioneirismo em relação ao hábito de tomar açaí, suco de melancia, água de coco e vitaminas batidas. Para Carlinhos, seu pai foi o grande precursor da alimentação natural no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visita